MICROCIRURGIA E RECONSTRUÇÃO
A microcirurgia é uma ferramenta cirúrgica que possibilita realização de reconstrução de vasos, nervos e tendões, tornando possível realizar (em casos de lesões graves de membros) reconstruções ósseas e de partes moles mais complexas.
REIMPLANTES
Amputações de dedos, mão e punho são lesões decorrentes de traumas graves e requerem reimplante. Nas lesões mais graves, onde a parte amputada foi esmagada, avulsionada ou está muito contaminada, geralmente não é possível fazer o reimplante. É fundamental que as partes amputadas estejam bem acondicionadas. Também existe um intervalo de tempo limite em que a parte amputada é viável e o procedimento pode ser realizado.
ENXERTOS E RETALHOS
Para as lesões complexas de membros superiores ou inferiores, que envolvem perda óssea (de pele e de partes moles) é necessária a reconstrução com enxertos de pele ou retalhos locais, regionais ou microcirúrgicos, a depender do caso, para tentativa de recuperação funcional do membro lesionado.
LESÕES DE NERVO PERIFÉRICO E DE PLEXO BRAQUIAL
São lesões onde o reparo primário é o tratamento ideal e deve ser realizado precocemente através de suturas neurais microcirúrgicas. Em caso de impossibilidade de sutura, é feita a reconstrução do nervo com enxertos de nervo, geralmente retirado da perna do paciente.




